segunda-feira, 17 de setembro de 2012

BENTO GONÇALVES/BGF X ASCAFUT/CAMAQUÃ ESTADUAL DE FUTSAL SUB-20

Por: Celiomar Garcia

Notícias Diversas

Ascafut passa pela guerra de Bento e desce a Serra na liderança da chave 4


Parece que definitivamente enfrentar equipes de Bento Gonçalves não é uma boa para os camaquenses, pois no futebol profissional, pela Divisão de Acesso, o Bugre foi agredido por torcedores do Esportivo na ocasião em que jogava na Montanha dos Vinhedos. Na noite do sábado, 15, a Ascafut subiu a Serra para enfrentar o BGF pelo Campeonato Sub-20 de Futsal e de virada venceu por 8 a 7, assumindo a liderança da chave 4 com 100% de aproveitamento, mas também sofrendo agressões no final da partida por parte dos atletas adversários e também dos torcedores.
Lucas abriu o placar para os donos da casa e Nei ampliou logo em seguida. Ainda na primeira etapa, Dilli descontou, mas Lucas marcou mais um e levou os donos da casa para o intervalo com a vantagem de 3 a 1 no placar. Na segunda etapa, o jogo ficou movimentado e a Ascafut partiu para a reação. André marcou dois gols e deixou o placar em 3 a 3. O empate não durou muito tempo, pois Igor colocou os donos da casa em vantagem mais uma vez, 4 a 3.
A partir deste momento a Ascafut não ficou mais atrás do placar, isso porque Dilli empatou, marcou mais dois na sequência e abriu vantagem de 6 a 4 para a equipe do técnico Marcelo Rosa. Dudu fez o sétimo e começou a encaminhar mais ainda a vitória. O BGF não estava entregue e Igor e Lucas marcaram outra vez e deixaram a vantagem dos camaquenses em apenas um gol de diferença, 7 a 6.
Na verdade, o empate já não havia acontecido porque o goleiro Rodrigo realizava defesas fundamentais para garantir a vantagem. Duarte marcou mais um gol e a vantagem voltou para dois gols de diferença. A arbitragem que desde o começo da partida se mostrava favorável aos donos da casa, quase complicou a vitória da Ascafut, acumulando faltas contra os camaquenses, expulsando o fixo Braga e minando o time com diversos cartões amarelos.
E foi num tiro-livre direto que o BGF marcou seu último gol. Kevin fez o sétimo, após a defesa do goleiro Rodrigo, fechando o jogo em 8 a 7 para a Ascafut, que somou seis pontos na chave 4 e agora espera o confronto contra a ACBF na quinta-feira, 20 de setembro, no Ginásio Municipal de Esportes em Camaquã. Os gols da Ascafut foram marcados por Dilli (4), André (2), Dudu e Duarte.
Quando os atletas de Camaquã comemoravam a vitória, sofreram tentativas de agressões por parte dos atletas adversários. Tudo parecia que iria se resolver e todos se dirigiam para os vestiários, mas no meio do caminho, os torcedores do BGF passaram a agredir os camaquenses mais uma vez. Após alguns minutos, os ânimos se acalmaram e a Ascafut consegiu chegar ao vestiário.
Na quinta-feira, 20, a rádio Camaquense transmite a partida entre Ascafut e ACBF de Carlos Barbosa com a narração de Celiomar Garcia, comentários e reportagens de Gustavo Flores.



GIRAMUNDOWEB...

ASCAFUT derrota o BGF em Bento e joga quinta-feira em casa contra a ACBF.
Coração na ponta dos tênis, muito futebol e emoção - É o novo futsal de Camaquã!


Foi uma vitória de levar as lágrimas pela tristeza os torcedores da BGF de Bento Gonçalves e de euforia a delegação de Camaquã!
Depois de levar uma verdadeira surra em quadra na primeira etapa a Associação Camaquense de Futsal - ASCAFUT foi para o vestiário no final da primeira etapa com a finalidade de se reenergizar e tentar na segunda etapa jogar pelo menos um futebol parecido com que vinha jogando suas partidas pelo Campeonato Gaúcho de Futsal - Categoria Sub-20. Primeira etapa em que parecia que os jogadores nunca estiveram jogando juntos. Erros individuais, erros coletivos e baixo rendimento de alguns atletas levou a comissão técnica a procurar no vestiário harmonizar a equipe, revitalizá-los e através de palavras de incentivo levantar o astral do grupo, encorajando-os para em mais 20 minutos de bola andando voltassem a ser aquela equipe que estávamos acostumados a assisti-los. A derroa também faz parte da vida de um atleta, porém não da forma que aconteceu nos primeiros 20 minutos.
Para que o internauta possa entender um pouco do que aconteceu na primeira etapa, um breve resumo. A ASCAFUT venceu o BGF em Camaquã por 3x2. Veio para Bento Gonçalves para jogar a partida de volta e tentar manter o 100% de aproveitamento técnico na segunda fase. Com sete minutos de jogo, já perdia o jogo por 2x0. Com oito minutos de bola rolando, já havia cometido cinco faltas, ou seja, estourado seu limite de faltas. A partir da sexta falta cometida, seria cobrado tiro livre direto contra seu gol. Só conseguiu fazer seu primeiro gol com mais de treze minutos de jogo. Levou o terceiro gol faltando pouco mais de quatro minutos para o término da primeira etapa, de tiro livre direto. Não sofreu a ASCAFUT mais gols de tiro livre direto devido à coragem e as defesas do goleiro Rodrigo. A equipe d BGF só cometeu seu limite de faltas com quatorze minutos de jogo, só que não cometeu sua sexta falta. Faltando dois minutos e trinta e seis segundos de bola em jogo, o goleiro titular do BGF, Daniel foi substituído por lesão, ingressando no seu lugar o atleta Matheus, com a camisa dois. Seria este um bom sinal para a ASCAFUT?
Via-se na fisionomia dos atletas que entraram em quadra para começarem a segunda etapa: Rodrigo, André Allan, Pedro Saraiva, Willian Dilli e Émerson que a conversa do técnico Marcelo Rosa, do preparador físico Alessandro e do dirigente Maciel havia mexido com o brio dos atletas. Já pelo lado da equipe do BGF, se notava certo ar de confiança e superioridade. A vitória parcial de 3x1 da primeira etapa deu-lhes um falso ar de superioridade e para eles (comissão técnica, jogadores e torcedores) a vitória era contada como certa. No futebol jamais de deve esquecer, principalmente no futsal, que o jogo só termina quando soa o apito final do árbitro.
Com um minuto e quatorze segundos veio o segundo gol da ASCAFUT, empatou com quatro minutos e quatorze segundos, sofreu o quarto gol doze segundos após ter conseguido o empate. A ASCAFUT deixou tudo igual novamente com cinco minutos e três segundos de bola rolando. Pulou na frente novamente (4x5) com sete minutos e trinta e um segundos. Fez o sexto gol com onze minutos e quarenta e três segundos. O sétimo gol com doze minutos e vinte seis segundos. Trinta se dois segundo após levou o quinto gol.
Faltando quatro minutos e cinquenta e sete segundos, o jogador da equipe de Camaquã, Otávio Braga (Braguinha) leva o segundo cartão amarelo e consequentemente o cartão vermelho. Com equipe do BGF tentando a reação no jogo e a ASCAFUT com um homem a menos em quadra por alguns minutos foi aí que se viu o papel do vestiário. A equipe não se desesperou jamais! Houve superação ao extremo, muito equilíbrio e demonstração de maturidade e obediência tática. Faltando quatro minutos e cinquenta e três segundos para o término da segunda etapa, o técnico Marcelo Rosa da ASCAFUT utiliza seu tempo técnico. Sofre o sexto gol (6x7) faltando três minutos e trinta e sete segundos. Ainda com um homem a menos em quadra, quando faltavam dois minutos e trinta e nove segundos, numa escapada os camaquenses assinalam o sexto gol (6x8). A ASCAFUT comete a quinta falta e logo a seguir a sexta. De tiro livre direto, a equipe do BGF marca o seu sexto gol quando ainda faltavam dois minutos exatos para o fim do jogo. Goleiro linha em quadra faltando um minuto e quarenta e cinco segundos. Os jogadores da ASCAFUT procuravam se defender e ao mesmo tempo roubarem a bola e sem goleiro ampliar o placar. Em duas oportunidades quase aconteceu.
Bravamente a ASCAFUT venceu. O placar pouco interessou. Com certeza, o saber desta vitória superou a tudo até o momento vivido pelos atletas.
Lamentável foi a atitude de torcedoras locais que partiram para cima dos jogadores de Camaquã. Houve agressões com garrafas de água, baqueta de tamborim e copos de água. Não havia a presença de nenhum segurança particular ou militar no ginásio, por sinal muito bem cuidado e muito bonito. A segurança é norma e exigência da Federação Gaúcha de Futsal durante suas competições. Segundo a arbitragem haverá relatório quando aos incidentes em Bento Gonçalves. Vamos esperar que realmente este fato lamentável acontecesse.
Com 100% de aproveitamento na segunda fase, a ASCAFUT voltará a jogar dia 20 de setembro (quinta-feira), feriado, em Camaquã, quando enfrentará a equipe da ACBJ de Carlos Barbosa. A presença ordeira do torcedor camaquense será muito importante para a equipe, visto que o adversário tem o nome inscrito no futsal mundial.

Ficha Técnica:
Campeonato Gaúcho de Futsal 2012 – Categoria Sub-20

BGF 07 x 08 ASCAFUT
BGF: 6-Jeferson, 3-Felipe, 19-Lucas, 13-Fome, 5-Kevin, 7-Leonardo, 11-Samuel, 14-Guina, 15-Ígor, 10-Lucas, 1-Daniel e 2-Mateus – Técnico: Gustavo Felipe Sperotto.
ASCAFUT: 1-Rodrigo 3-Thalis Brum, 5-Otavio da Silva, 6-Guilherme da Silva, 7-Willian Dilli, 9-Eduardo Carniel, 10-Pedro Saraiva, 11-André Allan, 12-Lucas, 14-Rodrigo Grandini, 15-Otávoi Braga e 17-Émerson de Araújo – Técnico: Marcelo K. Rosa
GOLS: Marcaram para o BGF os atletas: 19-Lucas(3x), 15-Ígor(3x), 5-Kevin. Deram a vitória para a ASCAFUT os atletas: 7-Willian Dilli(5x), 11-André Allan(2x) e 5-Otávoi da Silva.


CARTÃO AMARELO: Felipe, Fome, Kevin, Leonardo, Guina, Igor todos jogadores da equipe do BGF. Por parte da ASCAFUT receberam cartão os atletas Otávio Braga(2x) , André Allan, Otávio da Silva e Émerson de Araújo.
CARTÃO VERMELHO: Otávio Braga da ASCAFUT.
ARBITRAGEM:
Árbitro 1-Fernando Henz de Lajeado
Árbitro 2- José Antônio Ferreira de Bento Gonçalves
CRONOMETRISTA: Ronaldo Loro
ANOTADOR: Fábio Costa



Fonte: Redação Giramundoweb 
Foto: Giramundoweb/Selmar
EM BREVE MAIS FOTOS...



Nenhum comentário:

Postar um comentário