sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PROJETO ESPORTIVO





Autor:
Prof. Marcelo Kaufmann Rosa
DIRETOR PRESIDENTE (Gestão 2012-2014)


I - INTRODUÇÃO

A Associação Camaqüense de Futsal (ASCAFUT) foi criada para realizar Projetos sociais, culturais e esportivos promover o desenvolvimento do esporte, principalmente o FUTSAL. Com o objetivo geral de realizar um trabalho profissional, capaz de oferecer um projeto detalhado e qualificado, para desenvolver o FUTSAL CAMAQÜENSE. Oferecer suporte para participar de competições regionais e estaduais regidas pelas ligas e federações oficiais.
 Dar ênfase para as categorias de base e o futsal feminino. Desenvolver projetos para a formação de equipe amadora e profissional na categoria adulto. Formar e dar suporte para a Seleção Camaqüense de Futsal, em todas as categorias.
 A ASCAFUT poderá manter recursos para aprimoramento de seus atletas e professores. Valorizando o profissional de Educação Física como agente responsável pelo bem-estar e pela promoção da saúde, do esporte e da cidadania. Desenvolvendo no ser humano as capacidades para enfrentar as dificuldades de nosso tempo. Valorizar o atleta que aprende com a sociedade uma trajetória de sucesso, comprometidos com a educação e a cidadania. Nossa meta é criar campeões para a vida.



II - OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Elaboração de Projetos na área de Educação Física e Gestão Esportiva com a finalidade de aperfeiçoar, sistematizar e qualificar o esporte camaqüense principalmente o FUTSAL.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Captar recursos para a realização dos projetos que promovam a participação camaqüense nas competições regionais e estaduais regidas pelas ligas e federações oficiais.
Formar equipe de Futsal camaqüense nas categorias de base. Desenvolver projetos para a formação de equipe amadora e profissional na categoria adulto.



III - JUSTIFICATIVA

    A comunidade camaqüense vem acompanhando o desenvolvimento do esporte em nosso país. Em Camaquã valoriza-se o esporte amador realizando várias competições a nível municipal e regional, que atrai inúmeros atletas, torcedores, etc., e vem crescendo cada vez mais o público interessado no esporte. Nossa cidade está crescendo e está preparada para avançar mais ainda, no cenário esportivo. Desde 2009 os Camaqüenses orgulhosamente torcem pelo Guarany F.C. na segunda divisão do Gauchão de Futebol. A Seleção Camaqüense de Futsal, também a partir de 2009, tem obtido uma boa evolução e crescimento ficando em 3º LUGAR, na 12ª TAÇA RBS DE SELEÇÕES DE FUTSAL, e no ano de 2011 repetiu o 3º LUGAR e ainda foi eleita a equipe DISCIPLINA, na 14ª edição da competição. Fruto de um trabalho de gestão esportiva organizada e qualificada.
Portanto justifica-se a realização de projetos e a manutenção e ampliação dos recursos destinados ao esporte camaqüense, principalmente aqueles que envolvem o grande público como o Futebol e o Futsal.


IV - DESENVOLVIMENTO

    O Brasil é o país que melhor representa o Futsal no mundo. Foi seis vezes campeão mundial, foi inúmeras vezes campeão continental, entre outros títulos quase impossíveis de enumerar neste momento. Há diversos atletas brasileiros atuando fora do país, inclusive como titulares de seleções como Itália, Rússia, Portugal, Espanha. Enfim o Brasil é claramente a melhor potência mundial no esporte, e ninguém tem dúvida disso.
    A Federation International Football Association (FIFA) passou a gerenciar e organizar o então futebol de salão no ano de 1989 e, assim, começou a ser o principal impulsionador do esporte, tendo o futsal assumido uma posição de hegemonia face ao futebol de salão. A nova e universal designação, Futsal, tornou-se a conveniente abreviatura não só de fútbol de salón e futebol de salão (América do Sul), mas, também, de fútbol sala (Espanha) e futebol de cinco (EUA e alguns países da Europa), uma vez que se tratava de designações mais difundidas por todo mundo. Sem dúvida o prestígio e a experiência de uma organização como a FIFA deram um grande impulso à modalidade.
    A FIFA contabiliza mais de 130 países filiados, o que resultou na participação dos cinco continentes no último campeonato Mundial FIFA, em 2008. No Brasil, tornando-se um esporte muito popular, que nos últimos anos, tem apresentado um crescimento como o do futebol, sendo considerada a modalidade esportiva com maior número de praticantes, aproximadamente 11 milhões.
    As técnicas de aperfeiçoamento do desempenho físico estão se tornando cada vez mais aprimoradas, e conseguir sucesso esportivo tem sido cada vez mais difícil. Por isso, o treinamento deve ser bem organizado, planejado e específico, para o atleta se adaptar às exigências do esporte. O Futsal cada vez mais dinâmico e atraente, os resultados da seleção brasileira, os resultados dos times gaúchos a nível nacional, têm atraído cada vez mais apoio financeiro da mídia, de clubes, associações e empresas patrocinadoras. Fazendo do Futsal um esporte com grande popularidade. (Futsal treinamento de alto rendimento – Phorte editora 2009).
     
A Associação Camaqüense de Futsal irá desenvolver projetos elaborados por profissionais da área da Educação Física, Gestão Esportiva e marketing com a finalidade de aperfeiçoar, sistematizar e qualificar o esporte camaqüense principalmente o FUTSAL.
A ASCAFUT quer captar recursos para a elaboração dos projetos que promovam a participação camaqüense nas competições regionais e estaduais regidas pelas ligas e federações oficiais do FUTSAL. Formar equipes nas categorias de base. Desenvolver projetos para a formação de equipe amadora e profissional na categoria adulto. A ASCAFUT é entidade que poderá organizar as Seleções de Futsal da cidade, para participar das competições regionais, estaduais e nacionais oficiais.
     A Associação Camaqüense de Futsal será uma entidade filiada a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). Entidade que organiza o Campeonato Gaúcho de Futsal, em diversas categorias. E para ser aceito por essa entidade o interessado deve respeitar uma legislação específica, preencher todos os requisitos exigidos pela federação, que permite a participação nas competições.  Portanto a ASCAFUT irá promover a participação camaqüense no Campeonato Gaúcho de Futsal. E inicialmente deverá inscrever-se nas categorias de base, para nos anos seguintes ter acesso na categoria adulto.
    Ainda, a ASCAFUT poderá formar e apoiar a Seleção Camaqüense de Futsal, nas participações em competições regionais, como a Taça Zona Sul de Seleções de Futsal, Campeonato Centro-Sul de Futsal, a participação das Seleções de Futsal nas Categorias de Base em competições regionais e estaduais, entre outras. É assim que a Associação Camaqüense de Futsal quer contribuir com o esporte camaqüense, dando um pequeno passo inicialmente para alcançar um grande salto no futuro. Colocar Camaquã no cenário esportivo estadual, nacional e mundial.


V - CONCLUSÃO

Começamos contando uma história.....

“No alto da serra do Rio Grande do Sul está localizada a cidade de Carlos Barbosa, com uma população próxima dos 26 mil habitantes. Esta pequena cidade, localizada a uma altitude de 750m e a 104 km de distância da capital do estado, Porto Alegre, é orgulhosamente o berço de um dos maiores times de Futsal do mundo: a ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal.

A história de paixão entre Carlos Barbosa e o futsal começou há muito tempo: no final dos anos 60 e no começo dos anos 70, a população da cidade estava dividida, torcendo por vários times que apareciam em cada canto. Em 1976, dois desses times, o Real e o River, os dois mais fortes e famosos, decidiram que seria possível olhar mais alto. Então, precisamente no dia 1º de março, juntaram as forças, escolheram o laranja para seu uniforme - o mesmo que a seleção holandesa usou na Copa da Alemanha de 1974, e anunciaram um sonho que deixou os habitantes locais chocados: ganhar o título estadual.
Bem sucedido, o time conseguiu aproximadamente três décadas depois o que foi prometido, o troféu de melhor time do Rio Grande do Sul. Na verdade, eles já conseguiram vencer esta competição sete vezes desde então. A ACBF já trouxe para sua sede tantos títulos que já se tornou um dos times mais importantes do planeta.
O tempo passou, e os títulos aumentaram. Em 2001, era o Brasil e o Mundo que a ACBF estava conquistando. Venceu a Taça Brasil, a Liga Nacional e a Copa Intercontinental, na Rússia. Em 2002 foi ganho o Sul Americano e MERCOSUL. Em 2003 repetiu o feito ganhando consecutivamente as duas principais competições da América do Sul.
Em 2004, a maior consagração. Campeão Mundial de Futsal pela FIFA, em Barcelona, Espanha. Título que até hoje, é o único clube de Futsal brasileiro que ostenta.
Hoje, nas prateleiras da Sede do Clube, em Carlos Barbosa, a ACBF exibe sua coleção invejável de títulos. Campeão Mundial (2004), Bi-campeão Sul-Americana (2002/2003), Campeão Intercontinental (2001), Campeão da Supercopa das Américas (2002), Tetra-campeão da Liga Nacional (2001/2004/2006/2009), Bi-Campeão da Taça Brasil (2001/2009) e Octacampeão Estadual de Futsal (1996/1997/1999/2001/2004/2008/2009/2010).


Mas não pense que a história acaba por aí... Ainda há muito para a ACBF percorrer, sempre brilhando e levando o nome de Carlos Barbosa, para os quatro cantos do planeta.”
Fonte: http://www.acbf.com.br/novo/fundacao.php dia: 19/01/2012.

Bela história desta pequena cidade gaúcha, que acreditava que era possível chegar mais longe. Dessa forma, seguindo esse exemplo, a Associação Camaqüense de Futsal (ASCAFUT) quer fazer história, buscar a união da comunidade esportiva, formar parceiros, realizar projetos, motivar, incentivar a comunidade geral a acreditar, apoiar e torcer por Camaquã, em um cenário esportivo mais importante, o Campeonato Estadual de Futsal.

Camaquã RS, 20 de janeiro de 2012.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

RELAÇÃO DIRETORES FUNDADORES E CONSELHEIROS FISCAIS




FUNDADORES


DIRETORIA EXECUTIVA


1.    PRESIDENTE:

MARCELO KAUFMANN ROSA – PROF. ED. FÍSICA

2.    VICE-PRESIDENTE:


UILER GARCIA DILLMANN - EMPRESÁRIO

3.    TESOUREIRO:

JULIANO CASTILHOS PUCHALSKI - EMPRESÁRIO

4.    VICE-TESOUREIRO:

CARLOS ROGÉRIO BARBOSA – EMPRESÁRIO

5.    SECRETÁRIO:

ALESSANDRO BRAGA MARTINS – PROF. ED. FÍSICA

6.    VICE-SECRETÁRIO:

CELIOMAR GARCIA DIAS– EMPRESÁRIO

7.    DIRETOR ESPORTIVO:

CARLOS MACIEL MEDEIROS – EX - ATLETA



CONSELHO FISCAL

CONSELHEIROS FISCAIS

1.    JONES BRUM  DA SILVA - VENDEDOR
2.    OSVALDO MARTINS FERREIRA – DIRETOR DE ASSOCIAÇÃO
3.    JEFFERSON BLUMBERG – PROFISSIONAL DE ARBITRAGEM

SUPLENTES - CONSELHEIROS FISCAIS

1.    ROSELI TERESINHA MENEZES LUCAS – AUX. ADMINISTRATIVA
2.    PABLO RODRIGUES MOREIRA - ATLETA
3.    MANOEL CAIÇARA TRESCASTRO JAQUES – EMPRESÁRIO



ASSEMBLÉIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÃO

Assembléia geral de constituição da Associação Camaqüense de Futsal (ASCAFUT), realizado dia (02/01/2012). 
Aos dias dois de janeiro de dois mil e doze, às vinte horas, à Rua Ernani Silveira, nº590, bairro Olaria, na cidade de Camaquã, Estado do Rio Grande do Sul. Reuniram-se pessoas representativas da sociedade civil, organizadas com o objetivo de fundar a Associação Camaqüense de Futsal (ASCAFUT).Pautas:

1.    Discussão e aprovação do projeto do estatuto social e regimento interno;
2.    Constituição e fundação definitiva da sociedade;
3.    Eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal;
4.    Outros assuntos relacionados com a constituição e fundação da associação.

Iniciando-se os trabalhos, procedeu-se à leitura do projeto do Estatuto Social e Regimento Interno, cujas cópias já haviam sido distribuídas previamente aos presentes.
Terminadas as leituras, o presidente submeteu, artigo por artigo, à apreciação e discussão e, em seguida, à sua votação, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade e sem emendas ou modificações.
A seguir, presidente declarou definitivamente fundada e constituída a Associação Camaqüense de Futsal (ASCAFUT), procedendo-se, então, à eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal, para o período de gestão de 02 anos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Diante de alguns membros e imprensa local cria-se em Camaquã a Ascafut (Associação Camaquënse de Futsal)

Logomarca
Na segunda-feira (02/01), às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes, em Camaquã/RS, em assembleia presidida por Marcelo Kaufmann Rosa criou-se a Ascafut (Associação Camaqüense de Futsal).

Brasão
Reuniu na assembleia o secretário de Desporto e Juventude, Gelson Gouvêa, o empresário, Rogério Barbosa, imprensa local e algumas pessoas que farão parte da associação, onde foi lido o estatuto da entidade e suas reais intenções, que é promover e desenvolver o esporte em Camaquã e região. O primeiro presidente da Ascafut será Marcelo Kaufmann Rosa com mandato de dois anos, podendo concorrer mais uma vez a reeleição no mesmo cargo.

Foto: Juares da Luz



O primeiro passo da Ascafut é montar uma equipe sub-20, que já tem alguns nomes, com atletas de Camaquã e municípios da região, nas categorias masculina e feminina, participando inicialmente em campeonatos regionais almejando o campeonato estadual, ingressando na 2ª divisão do futsal gaúcho.


 



FONTE DA REPORTAGEM: http://www.juares69.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que é ASCAFUT ou Associação Camaqüense de Futsal?





É uma Associação registrada, também denominada Associação Camaqüense de Futsal (ASCAFUT), pessoa jurídica de direito privado, associação civil de caráter social, esportivo, cultural e recreativo, com sede e foro, Município de Camaquã, Estado do Rio Grande do Sul. Fundada em dois de janeiro de dois mil e doze, e terá atuação e abrangência no município de Camaquã e Municípios Limítrofes que funcionará com recursos através de elaboração de Projetos Municipais, Estaduais e Federais ou doações, sem fins lucrativos ou econômicos, tendo por finalidade:

 I – Proporcionar a difusão de atividades sociais, cívico-culturais e desportivas, principalmente o Futsal podendo, ainda praticar ou competir todas as modalidades esportivas profissionais ou amadoristas especializadas, inclusive as categorias de base e o futsal feminino, nos termos da legislação vigente;
II – Filiar-se às entidades no âmbito esportivo;
III – Promover o desenvolvimento do Futsal e o bem-estar dos indivíduos;
IV – Promover o desenvolvimento comunitário esportivo através da realização de obras, serviços e melhoramentos com recursos próprios ou obtidos por doações e convênios;
V – A ASCAFUT poderá manter recursos para aprimoramento de seus atletas contratando professores especializados nos ramos esportivos;
VI – A ASCAFUT poderá programar festividades de caráter social, cultural e esportivo; 
VII – A ASCAFUT terá como meta o desenvolvimento das modalidades esportivas, dando ênfase para as categorias de base em competições a nível regional e estadual.